











Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras! Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações! Cuidados com suas ações; elas se transformam em hábitos! Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter! Cuidado com seu caráter; ele controla o seu destino! "De Longe todos somos normais"
Contam que uma vez, se reuniram os sentimentos e as qualidades dos homens em um determinado local da terra.
O ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez que não agüentava mais ficar à toa e eis que a LOUCURA propôs-lhe:Vamos brincar de esconde-esconde ??
A INTRIGA levantou as sobrancelhas intrigada e a CURIOSIDADE, sem poderconter-se, perguntou-lhe:Esconde-esconde ?? Como é isso ??É um jogo - explicou a LOUCURA - em que eu fecho os olhos e começo acontar de 1 a 1.000.000, enquanto vocês se escondem, e quando eu estiver terminando de contar, o primeiro que eu encontrar vai ocupar o meu lugarpara continuar o jogo.
O ENTUSIASMO dançou seguido da EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos, que acabou convencendo a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.Mas nem todos quiseram participar.
A VERDADE preferiu não esconder-se.Por que se esconder, se no final todos me encontram ??A SOBERBA opinou que era um jogo meio tonto (no fundo o que a incomodava, era que a idéia do jogo não era dela) e a COVARDIA preferiu não se arriscar. Um, dois, três, quatro, cinco ... (começou a contar a LOUCURA).
A primeira a se esconder foi a PRESSA, que como sempre tropeçou na primeira pedra que encontrou no caminho e caiu.A FÉ subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO, que com seu esforço havia conseguido subir na copa da mais alta árvore.
A GENEROSIDADE quase que não consegue se esconder, pois cada lugar que encontrava lhe parecia maravilhoso para um de seus amigos. Se era um lago cristalino, era ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, era ideal para a TIMIDEZ; se era o vôo de uma borboleta, era ideal para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE; e assim, acabou se escondendo em um raio de sol.
O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um lugar muito bom desde o início,ventilado, cômodo, mas fez questão de ficar apenas para ele.A MENTIRA se escondeu no fundo do mar (na verdade se escondeu atrás de um arco-íris), e o DESEJO no centro de um vulcões.
O ESQUECIMENTO não se recordou onde se escondeu, mas isso não é tão importante.Quando a LOUCURA estava nos 999.999, o AMOR ainda não tinha encontrado umlocal para se esconder, pois todos já tinham ocupado os melhores lugares,até que encontrou um roseiral e carinhosamente se escondeu entre as rosas.
Um milhão, contou a LOUCURA, lá vou eu !!A primeira a ser encontrada foi a PRESSA, caída a três passos de uma pedra...Depois, escutou-se a FÉ em uma pequena discussão com DEUS sobre ecologia.Sentiu-se o vibrar do DESEJO nos vulcões.
Em um descuido encontrou-se a INVEJA, e claro que assim se pode deduzir aonde estava o TRIUNFO. O EGOÍSMO, este não teve de se preocupar, pois ele saiu em disparada de seu esconderijo (que na verdade era um ninho de vespas).De tanto caminhar a LOUCURA sentiu sede e ao se aproximar de um lago, descobriu a BELEZA.
A DÚVIDA foi mais fácil ainda, foi encontrada em cima de uma cerca, sem se decidir de que lado esconder-se. E assim, a LOUCURA foi encontrando a todos.O TALENTO, entre as ervas frescas, a ANGÚSTIA foi encontrada em uma cova escura, a MENTIRA atrás do arco-íris (não, a MENTIRA, estava no fundo do oceano), e até o ESQUECIMENTO para quem havia se esquecido que ele estava brincando de esconde-esconde, o lugar que ele foi achado eu esqueci !! Mas tudo bem !!Apenas o AMOR não aparecia em nenhum lugar.
A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, embaixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, achou um roseiral e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito ....Aiiiiiiiiiiiiii !!!!!!!!!!!!!!Os espinho haviam ferido o AMOR nos olhos.A Loucura não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia.Desde então, quando se brincou de esconde-esconde pela primeira vez naterra:
O AMOR É CEGO E A LOUCURA SEMPRE O ACOMPANHA.
(Autor: Desconhecido)
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada.
Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir Silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Veja o que ele disse.
- "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje".
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível seguramente sobraremos na turma do resto.
(Autor: Desconhecido)
Há muito tempo, uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra.
Depois de alguns dias, passou a não se entender com a mesma. As personalidades delas eram muito diferentes e Lili foi se irritando com os hábitos da sogra, que freqüentemente a criticava.
Meses se passaram e Lili e sua sogra cada vez mais discutiam e brigavam.
De acordo com a antiga tradição chinesa, a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Mas Lili, já não suportando mais conviver com a sogra, decidiu matá-la, e para tanto foi visitar um amigo de seu pai.
Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse:
- Você não poderá usá-las de uma só vez para se libertar de sua sogra, porque isso causaria suspeitas. Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra. A cada dois dias ponha um pouco destas ervas na comida dela. Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável. Não discuta, eu a ajudarei a resolver o seu problema, mas você tem de me escutar e seguir todas as instruções que eu lhe der.
Lili respondeu:
- Sim, Sr. Huang, eu farei tudo o que o senhor me pedir.
Lili ficou muito contente, agradeceu ao Sr. Huang e voltou apressada à sua casa para começar o projeto de assassinar a sogra.
Semanas se passaram e a cada dois dias Lili servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. Ela sempre lembrava do que Sr. Huang tinha recomendado sobre evitar suspeitas e, assim, controlou o seu temperamento, obedeceu à sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe.
Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro clima: Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses, não tinha havido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia muito mais amável e fácil de lidar. As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a se tratar como mãe e filha de verdade. Então, um dia, Lili foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda.
E disse-lhe:
- Sr. Huang, por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei.
O Sr. Huang sorriu e acenou com a cabeça.
- Lili, não precisa se preocupar. As ervas que eu dei eram vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela. Na China existe uma regra dourada que diz:
"A pessoa que ama os outros também será amada".
Na grande parte das vezes, recebemos das outras pessoas o que damos a elas. Por isso, tenha cuidado!
Lembre-se:
o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. Por isso, veja lá o que você planta.
(Autor: Desconhecido)